Eu não iria fazer esse tópico porque a minha intenção não é a de tentar convencer ninguém do que eu gosto ou penso. Mas acredito que essa possa ser uma forma de ajudar o fórum a melhorar, caso vocês passem a considerar a ideia ser boa. Se não, tudo bem, o sistema está bacana do jeito que é.
Eu li o tópico de pequenas e médias empresas que o Mantru me enviou, e, talvez, algumas idéias possam complementar esse sistema já existente. Eu dei inocentemente a idéia de criarem uma área comercial dos players, onde lá, eles disponibilizassem seus produtos e descrevessem o local de sua loja e como ela é. Lá, eles colocariam descrição dos produtos, efeitos (se tiverem), preços etc.
Uma observação que me fizeram, foi que produtos comuns e usuais podem ser obtidos sem problemas em grandes cidades e suas respectivas lojas. Mas o que eu proponho, é em construirmos também uma economia sustentada pelos jogadores daqui. Um jogador pode se desenvolver economicamente no forúm de inúmeras maneiras, mas nada o impede, de complementar o seu saldo com uma loja, por exemplo. Em vez de beneficiarmos os npc's (ou seja, ninguém), poderíamos estar dando essa oportunidade para os players estarem desenvolvendo os seus próprios negócios e métodos. Porque não? O dinheiro no mundo de Hunter x Hunter tem muita influência também. Não é porque podemos ser Hunters e ganharmos milhões, que alguém não vá poder criar um personagem comerciante e também poder faturar tantos milhões como qualquer outro modo que o Fórum disponibilize.
Mas se produtos usais podem ser comprados em qualquer lugar, porque compraríamos de um player?
Eu acho que um comércio deveria ser uma profissão também. Não seria ruim do sistema tentar dar a preferência de compra pra um player, do que pra um npc, onde os fundos não seriam usados para nada.
E mesmo assim, qualquer jogador poderia criar produtos específicos e criativos, que fogem um pouco da realidade, como por exemplo, uma loja de fumos. Digamos que um player abra um pequeno comércio de fumo, onde os mesmos, dependendo do tipo de fumo, exerça uma pequena bonificação de agilidade. De paciência. Memória (e por aí vai). Esses produtos além de servirem para os métodos usuais das pessoas, eles podem oferecer algo á mais que somente aquele player saiba fazer e que não será encontrado em nenhum local de uma Loja NPC.
Um exemplo é o Player Fargo (acho que é assim). O cara é um cervejeiro, e poderia criar inúmeras cervejas com alguns curiosos efeitos. Porque não abrir um tópico e fazer dela sua loja? O cara é especialista nisso, oras.
Então, basicamente, seria a abertura de uma empresa com sede de vendas em algum local da cidade. Ou somente vender itens artesanais.
Enfim... Deixo claro que esse é um tópico de DESENVOLVIMENTO. E gostaria que todos participassem e dessem suas ideias de forma RESPEITOSA e ÚTIL. Qualquer ato de grosseria, baixaria ou tentativa de criar brigas, será ou ignorado, ou apagado (se eu contar com a ajuda de algum ADM ou MOD para isso).
Exemplo de Loja:
Um local pequeno, de espaço bem aberto entre as prateleiras feitas de madeira em que abrigam grandes quantidades de garrafas de cerveja. A loja possui um toque rústico, onde quase tudo é feito de madeira e para além das prateleiras, existe um balcão grande onde se encontra uma atendente. A luz ambiente é fraca e levemente amarelada, onde um cheiro de cevada preenche o ar calmo e silencioso do lugar.
Cerveja Pilsner:
Pale Lager original, desenvolvida como receita da cerveja Pilsner Urquell. São caracterizadas por um lúpulo acentuado no aroma e sabor. Também chamadas de Pilsener e Pilsen. Podem aparecer em 2 estilos um pouco diferentes.
Prós: Ela lhe proporciona uma pequena bonificação de agilidade.
Contra: Por durante 2 turnos, você vê as coisas levemente embaçadas, dificultando leituras ou a percepção de coisas mais discretas.
Preço: J$ 5,00.
Quantidade de estoque: 05 unidades.
E como funcionaria a criação de produtos? Primeiramente, precisa ser uma especialização colocada na ficha. O personagem precisa assumir o Perfil do produto. Inicialmente eu pensei em ser obrigatório em habilidades naturais colocarem "Comerciante", e em perícias, o conhecimento específico que será exigido para a criação do produto.
Mas o comerciante vai poder criar produtos á vontade? Não. A loja poderia assumir alguns níveis. E a cada nível, ele poderia disponibilizar produtos na loja. E esses produtos seriam avaliados, antes de serem anunciados. Dessa forma podemos estabelecer um balanceamento nos custos e benefícios dos itens.
No caso, o comerciante precisa vender 25 itens de sua loja. Ela começa com 03 slots livres. Ao atingir essa cota, sua loja sobe para o nível 2. Ao vender mais 50 itens, ela ganha +2 slot de itens a serem criado e disponibilizados. Mas isso, claro, com a aprovação da Staff.
Cada quantidade de item é da seguinte maneira:
Slots = Quantidade de itens.
Se minha loja for nível 3, cada item da minha loja terá 9 unidades.
E qual a diferença de comprar de uma loja de NPC ou de um PLAYER? A loja do player você compra fora da Aventura e 20% mais barata. A do NPC pode ser comprada somente em aventuras, e com acréscimo de 20% do valor disponível na loja do Player, caso houver um item igual.
Essa é a idéia BÁSICA. Ela está aqui para ser melhor desenvolvida e mexida. Podem dar suas opiniões conforme as regras citadas lá em cima.